A Arte de Airam Magalhães



Airam Magalhães é carioca, viúva de militar, mãe de seis filhos e artista plástica. Dedicou-se muito à pintura nos anos 80, bem como à organização e promoção de diversas exposições de artes e eventos culturais. Foi uma das Diretoras da ABD (Associação Brasileira de Desenho), onde recebeu uma Comenda por seus serviços prestados à Arte Brasileira.


Abaixo, um óleo sobre tela de 1986 de Airam, que ela me presenteou e exibo com orgulho no meu apartamento aqui na Alemanha.




Sítio da ABD (Associação Brasileira de Desenho) com a indicação da Comenda dedicada à Airam e a outros artistas pelos serviços prestados em prol da nossa cultura.



(Airam, de vestido azul, no centro da foto, quando recebeu a Comenda)


Após dedicar-se às artes alguns anos junto à ABD, Airam trabalhou também por conta própria, como promoter, até final dos anos 90/início de 2000 com uma equipe de colaboradores, onde o artista que não possuísse recursos (mas realmente posuísse talento) participava das exposições coletivas gratuitamente e obtinha o mesmo tratamento que os outros. Para Airam, o importante era que o artista não desistisse de seus ideais e tivesse a oportunidade de ter um começo digno. Muitos deles estouraram e há alguns que hoje vendem seus trabalhos em galerias no exterior. Airam nunca se importou em aparecer na mídia e nem fazia questão de divulgar sobre a Comenda que recebeu. Nem os vizinhos sabiam. Seu maior orgulho e realização era saber que os artistas estavam obtendo sucesso no caminho que escolheram. Mãe, eu também me orgulho muito de você. Parabéns, pela contribuição exemplar à Arte em nosso país.
.

Comentários