Lançamento: Borboleta - a menina que lia poesia




Borboleta - a menina que lia poesia
Editora Patuá, 2018
Lançamento





"(...) Em cada um dos oito capítulos deste livro, Chris Herrmann revela tom a tom a formação da consciência de uma menina-crisálida que se prepara para sair definitivamente de seu casulo. De todas as descobertas de Maria Rosa, a poesia foi a que a embalou desde o berço e a que a trouxe serenidade para lidar com fatos e sentimentos antes inimagináveis."
Leonel Prata


"(...) É que Maria Rosa amadurece dentro da gente para nos fazer voltar a ser crianças.
Essa é a única maneira de finalmente compreendermos as dores que tanto riem de nossas almas.
De enxergarmos a invisibilidade do medo. De praticarmos a pequenez das coisas sem tempo e suas intensidades. De nos sabermos um pouco Rimbauds de nós mesmos, culpando a delicadeza que parece monstruosa demais para nos deixar partir."
Adriana Brunstein





O romance Borboleta - a menina que lia poesia de Chris Herrmann publicado pela Editora Patuá será lançado em Maio no Brasil em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Contará com a presença da autora brasileira, carioca, que há vinte e dois anos vive na Alemanha. O prefácio tem assinatura do jornalista e escritor Leonel Prata. O texto da orelha, da escritora e poeta Adriana Brunstein. A pré-venda será aberta em breve no site da editora: www.editorapatua.com.br





Sinopse:


Maria Rosa é uma menina órfã de 14 anos que perdeu seus pais muito cedo para as agruras da fome e da miséria. Ganhou o apelido de borboleta no dia em que chegou à creche e corria atrás daquele bichinho tão lindo de asas coloridas.Traumatizada e muda, ela cria seu próprio mundo a partir das leituras de poesia que tanto ama. Viagens literais de uma borboleta sonhadora com o mundo fora de seu casulo. Mas a borboleta tem dificuldades de se comunicar com as outras crianças de sua idade no mundo real. A grande reviravolta na vida desta borboleta não chegou de forma doce nem florida. Foi através da Leucemia que seu olhar sobre o mundo e seus casulos foi se modificando. A poesia penetrou nas asas da menina. Novas tonalidades de vida foram surgindo. Suas descobertas alteraram as rotas de voo de Maria Rosa e de seus novos amigos de forma sensível e surpreendente. A história começa contada na Floresta Amazônica, se fixa em Manaus, e percorre várias cidades do Brasil através das leituras de poesia da borboleta. E nós viajamos com ela, sem chances de não nos emocionar.


Datas e locais de lançamento:


Dia 4/5 – 19h – Patuscada: Rua Luís Murrat, 40 - São Paulo

Dia 6/5 às 16h, a autora estará na Casa Amarela - R. Julião Pereira Machado 7, SP - para o relançamento de Gota a Gota, Scenarium 2016, e levará exemplares do romance para quem não puder comparecer ao Patuscada.

Dia 11/5 – 19h – Letras e Ponto: Rua Aimorés, 388 – salas 501/502 - Funcionários - BH

Dia 18/5 – 19:30h – Starbucks: Av. N.S. Copacabana, 1058 - Copacabana - RJ










Chris Herrmann é escritora/poeta, editora e musicista carioca radicada na Alemanha. No Brasil, estudou Literatura (UFRJ), Música (CBM) e Webdesign (Uni Carioca). É pós-graduada em Musikgeragogik (Musicoterapia e Educação Musical para Terceira Idade) pela Universidade de Münster, Alemanha. Autora dos livros de poesia “Voos de Borboleta”, “Na Rota do Hai y Kai” e “Gota a Gota”. Organizou e participou de várias antologias de poesia. Edita Boca a Penas com Adriana Aneli. Colabora e tem poemas publicados em diversas revistas literárias impressas e eletrônicas como: Scenarium Plural; Algo a Dizer; Blocos Online; Zona da Palavra; Germina; Mallarmargens; entre outras.




Comentários